domingo, 16 de agosto de 2015

Um Dragão cheio, e o 3º homem do meio campo, um 10 ou um 8?

Fc Porto 3 - 0 Vitória Guimarães


Expectativa é o sentimento no reino do Dragão, e a casa cheia indicia um ano que só pode ser do sucesso!


11 do Dragão notas (1-5)

Cassillas 3.5 - Jogo sem grande trabalho. Quando foi chamado à acção esteve bem. Bem a jogar com os pés e a lançar bem os seus colegas. 
Maicon e Marcano 3.5 - Defensivamente bem. Sem dúvida uma boa dupla. Dois passes falhados para cada um a sair a jogar. Maicon arrisca mais na saída de bola, é importante que o faça, por vezes é natural falhar. Marcano não arrisca tanto, e falhou dois passes sem grande justificação.
Alex Sandro 4 - Excelente a combinar com Varela e a assistir Aboubakar no 1º golo. Foi a asa esquerda do FC Porto. Precisamos mais deste jogador do que qualquer outro do plantel. Arranjar defesas esquerdos deste nível é raro, muito raro. Tem tudo para fazer uma grande época de dragão ao peito, ao nível de Danilo na temporada passada.
Maxi 4 - 2 assistências no 1ª jogo, muito bom! Neste jogo demonstrou ser jogador experiente e muito inteligente, que sabe as suas fraquezas. Não vai fazer esquecer Danilo, mas vai ser um jogador regular que vai fazer fazer das suas no ataque (assistências e talvez golos). A defender assusta um bocado, porque a falta é uma das suas armas, e o amarelo vai ser uma cor que vai ver frequentemente. Ricardo que se prepare porque vai jogar mais do que o ano passado.
Danilo 3.5 - Pode e deve aventurar-se mais no ataque, tem bom controlo de bola e bom remate. Poderoso a defender e a sair bem a jogar, e sem errar passes como estávamos habituados com Casimiro. Nesta posição temos claro upgrade em relação ao ano passado. Com um saldo financeiro positivo à mistura. Além dos 7.5M que entraram com o resgate de Casimiro, o salário de Danilo será claramente inferior. Para não falar de Rúben Neves que estará mais experiente e maduro.
Imbula 3.5 - Uma mistura rara de classe e força. Pode crescer muito no FC Porto a vários níveis, especialmente no ataque. Vai aparecer muitas vezes no ataque, e em zonas de finalização, mais do que estava habituado. Precisa claramente de um jogador ao seu lado com características mais ofensivas.
Herrera 1 - Jogo desastroso de Herrera. Desde a GoldenCup que atravessa um mau momento e está sem confiança. É de extrema importância recuperar este jogador. Um Herrera ao seu melhor nível seria o parceiro ideal de Imbuna no meio campo (um jogador que pressione, que ataque bem, mas que igualmente defenda bem). Esperemos melhores dias para Herrera ou por um reforço de peso para este meio campo. 
Varela  4 - Mais um caso em que experiência é sinónimo de inteligência. Pena que algumas vezes a qualidade técnica não acompanhe (algo que não aconteceu neste jogo). Na única oportunidade que Varela teve para marcar, fez golo, um excelente golo. É isto que Varela pode oferecer. De realçar a alegria a jogar que ele demonstrou.
Tello 2.5 - Ao contrário de Varela, Tello é um caso em que a inteligência não acompanha a capacidade técnica que Tello pode ter.  É verdade que esteve bem melhor que nos anteriores jogos, por várias vezes conseguiu passar pelo seu opositor. Mas o que vale fintar uma data de defesas e depois passar ou rematar mal? Um exemplo disto foi o golo falhado: Sem o guarda-redes na baliza a única coisa que tinha a fazer era colocar a bola, em não rematar com toda a força que tinha contra o defesa.
Aboubakar 5 - O melhor elogio que podemos fazer é que fez de Jackson até ao segundo golo. Além dos golos, a baixar e a tabelar bem com os colegas, boas desmarcações e boas assistências.
Depois do 2º golo deslumbrou-se... Com a mesma concentração de antes teria feito tranquilamente mais um ou dois golos.
Suplentes
De destacar André André que foi o 1º jogador a entrar, o que demonstra que poderá ser o 12º jogador desta época. As características em destaque em André é a energia e a entrega ao jogo. Pode ser um jogador que desperte a equipa em momentos de maior adormecimento. E com André x2 entro no próximo tema...


O 3º homem do meio campo - Danilo, Imbula e um 10 ou 8 ?

E porque André André não pode ser titular ao lado de Danilo e Imbula? 
Ocasionalmente sim, mas André André é um jogador que se perde quando se aproxima da área adversária. Assim como Imbula ficarão a ganhar se jogarem com alguém mais ofensivo ao seu lado, como um Herrera em bom nível, ou...

  • um sonho que seria ter novamente Oliver. Ponto final, ele não vem.
  • ou ... Lucas Lima, "a novela"
Porque o FC Porto insiste tanto neste jogador, não existem outros? Simples, porque o FC Porto não quer um 10! Quer Lucas Lima! Que é uma grande diferença. Para jogar com um 10 Lopetegui tinha Quintero e o próprio Brahimi. Mas o Porto já não joga com um 10 à muito tempo. Desde Mourinho com Deco (mas a jogar com 4 médios). O FC Porto joga tradicionalmente com um 6 e dois 8. Lucas Lima é um 8 que define muito bem na "zona 10 do campo". Um pouco à imagem de Lucho, ou Belluchi, ou até Guarin (todos com características diferentes). Qual a característica comum? Todos defendem bem.

Se Lucas Lima é o alvo, concordamos plenamente que o FCP faça o possível para o ter. Mas o jogador já disse que não quer vir? E agora? Não sabemos nem da história a metade... E se for o Santos a impingir no jogador a vontade de ficar? O Santos não tem poder negocial para dizer não ao FC Porto, porque tem uma percentagem muito pequena do passe. Lucas Lima esse já pode dizer não... Porque ele nunca virá contrariado. E o "clube do coração" de Lucas Lima é o Santos não o FC Porto. É perfeitamente natural Lucas Lima fazer esse favor ao clube. Assim como Fernando renovou com o Porto para o ManCity pagar 15M por ele. 
Se entrar mais algum jogador é porque Lopetegui o quer, não porque falharam a contratação do jogador pretendido, ou seja, ou vem Lucas Lima ou não vem mais ninguém. Esta é a politica mais correcta a adoptar.
Até lá Herrera será o dono do lugar, mesmo que fique no banco a esperar por melhores dias...

Sem comentários:

Enviar um comentário